SLIDE

14.10.14

15ª edição do Minas Trend | 1º Dia de Desfiles


O verão ainda nem chegou e já vimos as tendências do Outono/Inverno de 2015 na 15ª edição do Minas Trend. Parece loucura, né?! Mas é assim que funciona a indústria da moda, a todo vapor. HEHE Bem, estive em Belo Horizonte, nos dias 7 e 8 de Outubro, para acompanhar os desfiles e o conferir as marcas que estavam presentes no salão de negócios do Minas Trend. Ah! Não poderíamos deixar de agradecer ao Na Mídia, assessoria de imprensa do eventos que me deu a oportunidade de cobrir esse evento para vocês. Foram dias bem intensos, de muita correria, mas também super divertidos e de muito aprendizado. Conheci pessoas e marcas bem legais! Além é claro, de ter a oportunidade de acompanhar de perto os desfiles de grandes marcas, que vou compartilhar com vocês abaixo:

Abrindo o line up de desfiles, Patricia Motta, que apostou no tema Unidade para sua coleção Inverno 2015. Patricia tomou como referência o camuflado que enxergou no rio Amazonas, que a fez lembrar do exército e de sua unidade para vencer as guerras. Os matelassados, também presentes, remetem a antigas grades que muitas vezes nos prendem. A águia foi escolhida como símbolo da coleção por sua força, coragem e capacidade de recomeçar. Os vazados handmade e lasers foram inspirados nas colmeias. Os cordões cobertos em couro se tornaram a linha do alinhavo. Na cartela de cores, um mix de mel, leite, vinho, café e um rosa muito especial, que entra como ponto de luz.


Convidada a desfilar com Rogério Lima pela segunda vez consecutiva, Bárbara Maciel não teve dúvidas sobre que caminho seguir para mostrar o seu Inverno 2015. Se o designer resolveu jogar luz sobre os “Habitantes Invisíveis” da cidade, a estilista pensou na melhor maneira de vesti-los e dar a oportunidade de serem vistos. Assim, criou peças que funcionam como casulos para protege-los e adorná-los. Saias longas, casacos, capas e vestidos assimétricos servem de base para montar looks em camadas que dominaram a passarela. A cartela de cores é sucinta e elegante, tem preto, cinza, toques de branco e o verde das garrafas pet, que serviu de inspiração para ambas as marcas. Outra grande sacada é o uso de tecidos nobres, como o tule com devore e o skin fish, que lembra a textura de escamas de peixe, todos da Terra Têxtil. Eles se contrapõem ao moletom e às aplicações de objetos do cotidiano, como botões, reforçando o clima ‘cheap & chic’ que permeia as coleções da B.Bouclé. Outro elemento recorrente do trabalho da estilista, o macramê aparece pontuando detalhes importantes dos looks.


A inspiração do Inverno 2015 da Jardin veio dos grandes centros urbanos ao redor do mundo. As forma e recortes da coleção Metropolis foram inspirados numa paisagem de concreto, asfalto e arranha-céus, e também na estrutura urbanística (em seus traços e mosaicos) de grandes cidades. As teias luminosas vistas em fotografias aéreas noturnas, formadas por redes de luzes e conexões, também inspiraram a coleção. Essa dinâmica orgânica, constrita nas regras geométricas do plano urbanístico, expressa o movimento e a vida nas/das cidades. A cartela de cores e a estamparia vieram dos luminosos, das luzes do trânsito e das janelas dos edifícios que, pela noite, formam verdadeiros mosaicos iluminados. Estes mosaicos de janelas serviram também de base para perfurações a laser em alguns tecidos. A contemporaneidade da coleção também pode ser sentida através da escolha dos materiais trabalhados como o vinil, o tule esportivo transparente, o couro e o neoprene cortados a laser. 


Marca estreante no Minas Trend, Raquel Mattar integrou o line up do primeiro dia de desfiles da temporada Inverno 2015. O impacto causado das estampas Blend e Blossom foi o ponto de partida para a coleção da grife para a estação. O floral Blossom revela peças delicadas, femininas e clássicas. Em contrapartida, a estampa Blend ostenta elementos invernosos, barrocos, com um toque rock, moderno e mais ousado. Primando pelo perfeccionismo, as criações refletem um cuidado em manter a identidade da marca com estampas exclusivas, bordados, rendas e sedas, além do destaque para a sofisticada alfaiataria. Para a coleção Impactos Preciosos, RM traz bordados sobre couro, bordados com linha extremamente delicados, bem como uma mistura de tecidos que confere um efeito 3D à estampa Blossom. Os tecidos utilizados são seda pura, couro, renda, tweed, malha e neoprene. A cartela de cores da família “Blend” vem com off white, preto, verde espectro e marrom. Já a família “Blossom” surge em tons off white, preto, nude e pink.

A vontade de resgatar lembranças e sentimentos perdidos em meio à correria do mundo contemporâneo fez com que a Faven procurasse em cada pequena parte de sua história: afeto, carinho e aconchego. O inverno da marca reflete uma busca pela essência, que se traduz nas tramas de tricô, em trabalhos com técnicas antigas, manuais, em fios tecnológicos, enquanto, em contraposição, técnicas mais atuais são empregadas aos fios tradicionais. Para a estação fria, a cartela de cores inicia em tons mais neutros, como off white, cinza, azul marinho e verde, aquecendo gradualmente em uma escala que vai do laranja, até chegar ao vermelho e o bordô. O shape midi se destaca entre os comprimentos, nas saias, calças e casacos. As formas destacam a leveza das transparências, o mix de texturas e padrões geométricos. Canelados, pêlos, nervuras e jacard se destacam neste mix que é uma síntese da busca pela essência da Faven.


Joias para vestir. Foi com essa ideia que a estilista mineira Fabiana Milazzo desenvolveu seu desfile de Inverno 2015. “As pessoas sempre nos falam que as peças são uma joia, tamanho o cuidado e a riqueza de detalhes que apresentamos nas nossas criações”, conta. A riqueza do mundo da joalheria aparece na coleção em forma de tecidos nobres, como seda lisa e estampada, aplicações de cristais, bordados com Swarovski e elementos que conferem texturas, como lãs e rolitês. Suede com aspectos de camurça e nobuck também são usados em peças ultra macias, prazerosas ao toque. Clássicos da marca, os vestidos aparecem em modelagem mais ajustada, com bordados que contornam a silhueta, valorizando o corpo feminino. As saias de comprimento midi são retas ou muito amplas, em cortes godê. Calças cargo e jaquetas trazem influência militar. T-shirts, moletons, macacões e blusas de tule bordados com punhos de tricô conferem ar esportivo ao casual chic da grife. Para a cartela de cores, nada melhor do que representar as cores das principais pedras preciosas que inspiraram a estação: diamante, esmeralda, rubi e safira.


 A grife mineira de moda festa, Vivaz, fechou o line up do primeiro dia de desfiles da 15ª edição do Minas Trend com muito glamour, trazendo estilo inspirado nas divas dos anos 70 para a passarela, que contou com a presença das tops Izabel Goulart e Renata Kuerten. Para a temporada Outono/ Inverno 15, os vestidos da marca remetem aos trajes usados para as grandes e luxuosas festas da época, que tinham como principal cenário o “Studio 54. Bianca Jagger, Janne Birkin, Angelica Huston, Liz Taylor e Liza Minnelli foram as protagonistas escolhidas para retratar uma época que nos despertou grandes influências e um desejo para o futuro. Shapes femininos e sensuais são destaques na coleção, assim como as silhuetas projetadas com comprimentos micro e longos lânguidos. Macacões com efeito de vestidos, com calças pantalonas volumosas e fluidas, complementam o “mood” na passarela. As peças contam com fendas, decotes em “V” profundos, amarrações estilo “wrap”, efeitos moulage e a frente única, hit da estação. Os bordados aparecem como estampas “all-over”, padrões elaborados com desenhos em estilo Art Deco e com pitadas de traços ópticos. Os tecidos são leves, como a mousseline, o geogette, o crepe de seda e a seda chanel. A paleta de cores é forte e sóbria, em tons de vermelho queimado, verde petróleo, roxo blueberry e azul cobalto. A Vivaz propõe para esta estação uma coleção “Glam” que através do olhar contemporâneo sobre uma época luxuosa, resgata a mulher glamurosa e sofisticada dos tempos em que os desejos não tardavam em se tornar realidade! 


Fazendo um balanço geral do primeiro dia de desfiles do Minas Trend, os que mais gostei, que surpreenderam e trouxeram peças desejo, daquelas que queremos para ontem no guarda-roupa, foi a Raquel Mattar, que deu um show na sua estreia, Fabiana Milazzo com aqueles vestidos maravilhosos e Vivaz, que dispensa comentários, sempre arrasa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário