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6.11.13

Treinamento Funcional


O treinamento funcional é considerado o futuro dos exercícios físicos. Em alguns países ele já substituiu a combinação musculação e atividade aeróbica. Então, se você ainda não começou a se exercitar e está achando que o projeto verão 2014 não vai tem mais jeito, pode começar a se alegrar, pois o treinamento funcional pode ajudar a conquistar o corpo dos sonhos. Você ainda não conhece essa modalidade que já está fazendo muito sucesso? O instrutor do Studio Long Life, Daniel Tavares, vai explicar no texto abaixo.

Treinamento Funcional

Essa modalidade não é uma novidade, o treinamento funcional é um modelo que vem sendo estudado e aperfeiçoado ao longo do tempo por educadores físicos e fisioterapeutas, mesmo porque a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência desde os tempos mais remotos sem mesmo os homens perceber, e já fundamentada na Grécia e Roma antiga.


A essência desse método de treinamento físico é a melhora da aptidão física, do equilíbrio das estruturas musculares e a prevenção de lesões, tendo como uma das vantagens atender tanto um indivíduo bem condicionado quanto um pouco condicionado. Os exercícios utilizados têm como base os movimentos básicos do dia a dia, como andar, correr, agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar, girar e saltar, tornando o ambiente de treino bastante dinâmico.
Nesse método, o trabalho muscular nos exercícios é executado de forma global e não de maneira isolada como em muitos movimentos da musculação, por exemplo, assim, há grandes melhoras na sensibilidade corporal, no equilíbrio, no sistema visual e no controle motor. Além disso, o treinamento do Core (abdômen, lombar, quadris) tem grande relevância nesse procedimento, visando durante os treinos à melhora da capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas, para permitir a produção, transferência e controle da força e movimento para os membros superiores e inferiores, integrando assim as atividades. Atividades estas que podem ser voltadas para a melhora da mobilidade articular, equilíbrio dinâmico e estático, força, flexibilidade, resistência, coordenação e velocidade.


Qualquer pessoa pode fazer o treinamento funcional, que é feito de exercícios simples que podem promover uma melhor capacidade na realização das tarefas no dia a dia, como agachar para pegar um objeto, carregar compras, tomar banho, lavar um carro, brincar com os filhos ou correr, o que é fundamental com o envelhecimento, pois é natural a diminuição da capacidade funcional devido às alterações dos sistemas musculoesquelético e nervoso.
Entre os equipamentos utilizados no treinamento funcional estão a bola suíça, o cinto de tração, medicine ball, bosu, mini trampolim, elásticos, cones, escadas de agilidade, corda, prancha, plataformas de desequilíbrio e tantos outros, que vão estimular a eficiência dos movimentos primários do corpo.
O treinamento funcional é a uma ótima maneira para quem busca entrar em forma. Com um programa motivador e dinâmico, pode trazer resultados de curto a médio prazo. Entretanto, é de suma importância que exista orientação de um profissional formado em educação física, pois é ele que terá condição de montar um programa de treino de acordo com a individualidade e objetivo de cada um.
Gostou do que leu? Então venha fazer uma aula experimental no Studio Long Life e conheça o treinamento funcional.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2009. Pós Graduado em Ciência do Treinamento Desportivo na UFJF em 2012. Participação em diversos Cursos e Congressos da área de Educação Física, com destaque para treinamento suspenso, funcional, de força e treino personalizado. Atua como professor de musculação, de treinamento funcional e Personal Trainer. Professor credenciado pelo Core 360º Treinamento Funcional.

Ana Carolina Rapozo Marques - CREF 0169671 G-MG
Graduada em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO em Julho de 2009 e Pós Graduada em Treinamento Funcional na Universidade Veiga de Almeida/ Instituto Aleixo em 2010. Diversos Cursos na área de Educação Física (Spinning, Balness, Corrida e Treinamento Funcional, Ginástica de Academia, entre outros). Responsável Técnica Geral e Professora Long Life Consultoria Esportiva. 


O Studio Long Life fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 2445, bairro São Pedro, Juiz de Fora / Minas Gerais.

Um comentário:

  1. Muito interessante, to precisando fazer este tipo de exercício funcional pra ver se eu consigo parar de lesionar meu tornozelo. Viller Machado

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