SLIDE

25.10.13

Truques para tirar manchas de roupas


Manchou aquela peça de roupa que tanto gosta e não sabe como limpar? Saiba que ela ainda tem salvação, pois mesmo as sujeiras mais difíceis podem ser retiradas dos tecidos. Além de existir no mercado alguns produtos específicos, há alguns truques caseiros que são bastante eficazes.
Então, lembre-se quanto maior for o tempo de permanência da mancha na roupa, maior será o ataque às fibras e o esforço para removê-la, podendo até desgastar o tecido. Confira alguns tipos mais comuns de manchas e aprenda como removê-las:

Batom: esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.
Frutas: coloque leite fervente sobre a mancha e deixe até o dia seguinte, depois lave.
Ferro de passar: o ferro muito quente deixa uma marca amarelada no tecido. Passe água oxigenada sobre a mancha e lave em seguida com água.
Gordura: coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passe com ferro bem quente.
Café: lave a roupa com água morna e glicerina.
Manchas amareladas: faça uma pasta de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio, espalhe sobre a parte amarelada da roupa (como colarinho e axila) e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar, e verá que a mancha sai bem mais fácil.
Ferrugem: coloque sal sobre o tecido manchado, pingue algumas gotas de limão, deixe secar sob o sol e depois lave.
Graxa: a margarina vegetal ajuda a tirar as manchas de graxas. Coloque um pouco sobre a mancha, deixe por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.
Tinta de caneta: misture uma colher de sopa de leite com uma colher de sopa de álcool. Pegue uma escova de dentes e molhe na mistura. Em seguida esfregue a escova de dentro no local da mancha.

Um comentário:

  1. Que ótimo! Já deixei copiado aqui para o próximo incidente, (não quero que aconteça, né, mas nunca se sabe! rsrsrsrs). Excelente dicas! Beijos!

    ResponderExcluir