SLIDE

1.10.13

Outubro Rosa 2013

Enfeitadas por lenços, batom, sombra e muita coragem, essas sim são sem sombra de dúvidas mulheres mais que poderosas e guerreiras. Algumas já lutaram, outras ainda estão na briga com essa doença silenciosa e que aos poucos, se não diagnosticada a tempo, pode causar muita dor. Por isso, a prevenção é o melhor remédio nesse caso.
Para você que ainda não identificou o tipo de doença que estamos falando, alerta dobrado. Estamos em um mês diferente. É um mês para celebrar a saúde. Um mês para alertar mulheres, homens, jovens e adultos sobre os riscos do câncer de mama. Mês dedicado a maior campanha de esclarecimento mundial, que começou nos EUA, e logo se alastrou mundo a fora, sobre a doença, o Outubro Rosa. O rosa chegou para alertar!


O blog Vacas & Poderosas está com alguns detalhes rosa esse mês para mostrar aos nossos leitores e leitoras que câncer de mama é coisa séria. E é por isso que trouxemos hoje algumas dicas bem simples, mas super importantes na prevenção do câncer de mama. Confiram:
É ideal fazer uma visita ao ginecologista anualmente e se já passou dos 40 anos saiba que a mamografia é um dos exames mais eficazes para o diagnóstico. Se for precoce, além de aumentar as chances de cura, permite a adoção de tratamentos mais conservadores, que podem preservar a mama e, consequentemente, a qualidade de vida.
Outra maneira de prevenir é o exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.


Em Juiz de Fora, o hospital ASCOMCER está promovendo algumas ações em homenagem ao Outubro Rosa. Confiram abaixo a programação completa:

06/10 | Primeira Corrida Solidária da ASCOMCER
Local: Praça Cívica da UFJF
8h30 às 10h – Corrida e Premiação
10h às 12h – Lazer (Circuito de Saúde SESC, Circuito Ruas de Lazer SESC, Stand AVON com demonstração de produtos, Stand Doutores do Amor com pinturas faciais infantis, Stand com venda de comidas e bebidas, com valor revertido para a ASCOMCER, além de música e recreação).

18/10 | Oficina de Valorização de Imagem e auto-estima às pacientes
Local e horário: Hospital ASCOMCER, de 8h às 12h.

22/10 | Primeiro Simpósio de Oncologia do Outubro Rosa
Local: Teatro Clara Nunes (Av. Barão do Rio Branco, 3090)
Horário: 8h às 17h (intervalo de 1h para almoço)
Inscrições limitadas através do e-mail comunicacao@ascomcer.org.br

31/10 | Passeata Solidária – Encerramento Outubro Rosa
Local: Rua Halfeld, Centro.
14h – Concentração no Parque Halfeld com Circuito de Saúde SESC disponível à população.
14h30 – Passeata, trajeto sentido Praça da Estação, com distribuição de materiais informativos e chaveiros confeccionados pelas voluntárias da ASCOMCER.

EXAMES GRATUITOS DE MAMOGRAFIA E PREVENTIVO
01 a 11/10 | Agendamento – Agendamento dos 123 exames gratuitos de mamografia e 100 exames gratuitos de preventivo, através do telefone 3311-4000, no horário de 8h às 16h.
14 a 31/10 | Realização de exames – Realização dos exames gratuitos de mamografia e preventivo. Os exames poderão ser realizados na ASCOMCER ou na Ultrimagem, conforme agendamento previamente realizado entre os dias 01 e 11.
Mais informações através do telefone 3311-4000 (solicitar encaminhamento ao Setor de Comunicação) ou pelo email comunicacao@ascomcer.org.br.


E aí, borá abraçar essa causa e se vestir de rosa??? Venham fazer parte desse movimento!


"Parte do material foi cedido pela ASCOMCER e algumas imagens retiradas do Google.

2 comentários:

  1. Parabéns, Mariana, pela iniciativa e excelente explicação!
    Câncer de mama é coisa séria, mas se diagnosticado precocemente tem alto índice de cura e ótimos resultados em termos de reconstrução!
    Dra. Patrícia Noronha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mariana, uma boa informação e esclarecimento de um tema tão importante como esse é sempre bem vindo. Viller Machado

    ResponderExcluir