SLIDE

19.8.13

Dicas de Economia: Dicas simples para fazer o DINHEIRO render


Você sabe lidar com o seu dinheiro? É uma pessoa econômica ou sai comprando tudo o que vê pela frente? Até algum tempo atrás, antes de abrir a minha empresa, eu não era a melhor pessoa para estar escrevendo esse post, era totalmente sem controle e odiava voltar pra casa de mãos vazias. O tempo vai passando e vamos ganhando algumas responsabilidades. Organizar o orçamento, resistir à tentação de descontos e liquidações e não se afogar em parcelamentos é uma tarefa simples se fomos parar pra pensar, mas será que conseguimos lidar com isso e colocar em prática?


Depois de muito bater cabeça e ficar no vermelho ainda no começo do mês, comecei a traçar algumas metas e criei um caderno de organização, que inclusive já mostrei aqui, nele contém uma parte só de finanças. Comecei anotando nesse caderno o que preciso pagar todo mês e anotar o que estou precisando no momento para evitar compulsão na hora das compras, que é inimiga do consumo responsável.
 Estabeleci algumas metas pra não sair comprando tudo o que vejo pela frente e quando vou adquirir algo me pergunto: Será que eu preciso mesmo disso? É essencial ou é um mero capricho? Evito também entrar em lojas que ofereçam itens supérfluos e que não são da minha prioridade no momento.
Aprendi também ao abrir a empresa, que devemos pesquisar sempre. Passar em varias lojas que tenham o produto pra saber em qual o preço esta mais em conta, anotar e no final ainda pedir um desconto para baixar mais o preço. Ah! Isso não é vergonha não, você está sendo uma pessoa controlada e econômica.


Exija também a nota fiscal, independente da forma de pagamento, dessa forma, garantimos nossos direitos de consumidor em relação àquela mercadoria. E se for comprar em forma de parcelamento aprenda a negociar e exerça seus direitos de consumidor. Sempre busque pelas melhores condições de compra e fique atento às reais condições de pagamento. Isso também vale para quem vai comprar à vista.
E por último, mas não menos importante, guarde dinheiro. Adquira um cofrinho e ao invés de comprar balas coloque todas as moedas nele. Quem sabe essa não seja a grande oportunidade de fazer aquela viagem dos sonhos?
E aí, como você controla as suas finanças? Compartilhe!

“Imagens retiradas do site Google.

2 comentários:

  1. Oiii!!! Mto legal seu blog!!! Seus looks são chiquéeeerrimos!! E os posts super interessantes.

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Obrigada pela visita... Fiquei super feliz em saber que você gostou dos posts e dos looks, obrigada pelo carinho. *_*

      Beijos.
      Mari.

      Excluir