SLIDE

23.5.13

Decifrando as Etiquetas das Roupas

Quem não gosta de uma roupa nova, que atire a primeira pedra. Calma, não precisa abaixar, porque todo mundo adora fazer uma comprinha e ter algo bem legal para usar. Mas aposto que a única coisa que atrapalha quem vai renovar o closet são aquelas etiquetas desagradáveis que incomodam qualquer um na hora de se vestir, acertei? Aí o nosso primeiro ato é arrancá-las assim que chegar. Porém é nelas que constam instruções indispensáveis sobre o modo de lavar e passar as peças, o que é muito importante para conservar uma determinada peça.
Se você mora com os seus pais, como eu, aí nem se preocupada, porque provavelmente não deve ser o encarregado de lavar as roupas ou tem alguém em casa para dar uma mãozinha. Mas e se essa pessoa sai de casa, o que você vai fazer? Estragar a roupa? Melhor não , né?! Então borá aprender a decifrar esses símbolos. O interessante é que servem tanto para roupa de cama, mesa e banho, como para as roupas em geral.


Na descrição das etiquetas das roupas devem conter explicações de cinco processos básicos: lavagem, alvejamento à base de cloro e limpeza o processo de secagem.
Ao comprar uma peça repare se algum dos símbolos está marcado com um X, isso significa que esse procedimento não permitido. Quanto a lavagem, o número indicado na etiqueta representa a temperatura máxima a que a peça pode ser submetida. Quando tiver a presença de um pequeno traço abaixo do símbolo, significa que é apropriada uma agitação reduzida e no caso de dois traços, agitação muito reduzida. Já a ausência de traços indica que deve ser empregada agitação normal. Agora se o símbolo de lavagem estiver acompanhado do desenho de uma mão, é porque a peça só pode ser lavada à mão. E se estiver com um triângulo com letras “Cl” indica que é permitido o uso de alvejante com cloro.
Lavou a peça de forma correta, borá secá-la. O quadrado com um circulo dentro indica que a secagem pode ser feita na secadora de roupas e se o quadrado estiver com traços, a recomendação é de que a peça seja colocada para secar na horizontal ou na vertical. No caso de vários traços na vertical, a roupa deve secar naturalmente.
Antes de começar a passar a roupa, observe quantos pontos constam dentro do desenho do ferro, o que indica a temperatura ideal. No caso de um ponto, a temperatura máxima é de 110ºC, dois pontos, 150ºC, e três pontos indicam que a temperatura não deve passar de 200ºC.
E aí, aprendeu a decifrar as etiquetas? Agora é só colocar em prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário