SLIDE

8.2.12

Dica Poderosa | Arrasando no Samba





Olá, meninas!
Já estão se preparando para cair no samba? Ainda não? Estão esperando o quê? Aproveitem e confiram as dicas que estamos dando e ainda daremos ao longo da semana para vocês arrasarem neste carnaval tanto no look, na saúde, como no rebolado.
Hoje o assunto é samba no pé. Vocês sabem sambar? Muitas pessoas dizem que os brasileiros têm o dom do samba, mas não custa nada aperfeiçoar, não é mesmo?  
O site da revista "Corpo a Corpo" divulgou neste mês, com a ajuda de uma  professora de dança, alguns passos para sambarmos de forma correta e arrasarmos como uma passista de escola de samba.
Confiram abaixo:


Pisa e Vira
Partindo da posição inicial: de pé e com as pernas paralelas e semiflexionadas, leve a perna direita à frente do tronco e faça a marcação pisando. Depois, flexione a perna para trás e retorne rapidamente para a frente, realizando uma viradinha para a esquerda sem sair do lugar. Marque o giro em três tempos: na frente, atrás e na posição inicial.


Pisa atrás
De pé, com as pernas paralelas e semiflexionadas, deslize a perna direita lateralmente, rotacionando-a até cruzá-la por trás da esquerda. Faça um leve saltinho com as pontas dos pés, levando a perna direita por trás da esquerda, marcando o movimento no mesmo lugar.


Quedinha
Esta é a famosa paradinha que as sambistas fazem e que dá toda a graça ao samba. Enquanto estiver sambando, posicone-se de modo que a perna direita fique um pouco à frente, na diagonal. Então, dê três pulinhos curtos e rápidos, sem sair do lugar, enquanto inclina o tronco para a direita e suspende a perna esquerda, dando a impressão de um leve desequilíbrio. Retorne ao centro e volte a sambar.


Pulsada
De pé, pernas paralelas e estendidas e braços flexionados na linha dos ombros, com as mãos afastadas. Flexione os joelhos, projetando o tronco para a frente, unindo as mãos no centro.


Cruzado
Assim como a quedinha, o passo cruzado é um bom recurso para dar uma pequena pausa no samba tradicional, fazendo uma marcação, para depois retomá-lo. Enquanto samba, eleva a perna direita lateralmente. Retorne cruzando-a na frente da perna esquerda. Agora é que vem a graça: com as pernas cruzadas, flexione o joelho esquerdo, enquanto projeta o corpo para a direita e suspende a perna de cima. Para fazer o movimento para o outro lado, é só inverter a posição das pernas.


Miudinho
É hora de mostrar que você tem samba no pé! Comece com a posição inicial, leve a perna direita para a frente, flexionando o joelho durante o movimento e jogando o quadril para  o mesmo lado, fazendo movimentos circulares com os glúteos, alternadamente. Capriche também na graciosidade das mãos: quando a perna for para a frente, o braço do mesmo lado é direcionado para cima. Depois, desça-o lentamente enquanto a perna vai para trás. Para caracterizar o miudinho, o segredo é não afastar muito as pernas do eixo do tronco enquanto samba.



Rebolando
De pé, perna direita semiflexionada e afastada da diagonal. Rotacione o quadril para a frente e para a esquerda, fazendo a volta completa e movimentando os braços de maneira leve e sensual. A velocidade do rebolado acompanha o ritmo da música.

São passos básicos e que as mais experientes no assunto, descobrem mais facilmente aqueles "macetes" que dão todo o brilho à coreografia, mas mesmo quem não sabe dançar, com essa super aula vai se sentir uma rainha de bateria.
Nós adoramos e já vamos começar a treinar para não fazer feio nos blocos de carnaval, vocês também não vão querer passar vergonha, vão?

3 comentários:

  1. agora é só cair no samba. :D
    Fernanda Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Agora que aprendeu é só cair no samba e arrasar. rsrsrsrs

      Excluir
  2. uun muito bom pra sair do basiquinho eiin? :)

    ResponderExcluir